Barcelona

Sagrada Família se impõe sobre a paisagem de Barcelona

Se você gosta de construções diferentes, Barcelona tem que entrar no seu roteiro de viagem. Passear pelas cores e formas do arquiteto catalão Antoni Gaudí, de estilo inconfundível, remete à cultura vibrante que a cidade transpira.

São mais de dez obras a serem visitadas em Barcelona, entre postes de iluminação como os da Plaça Reial e Pla de Palaú ao multicolorido Parc Güell.

Cidade é museu a céu aberto de Gaudí

A Sagrada Família, na praça de mesmo nome, começou a ser construída em 1882 e está até os dias de hoje em construção.??Gaudí, que trabalhou na obra por quatorze anos, dizia que não seria possível acabar o templo em uma só geração. “Precisamos deixar uma vigorosa mostra de nossos exemplos, para que as próximas gerações sintam um estímulo de fazer o resto, para não nos atermos a finalizar a obra”.

| Christian Brandão

Vista da cidade de Barcelona a partir da Sagrada Família

A lenda diz que Gaudí morreu quando andava de costas para tentar ver a obra por completo, e acabou sendo atropelado por um coletivo.

O templo fica aberto das 9h às 18h de novembro a fevereiro, das 9h às 19h nos meses de setembro e outubro e das 9h às 20h entre abril a agosto.

Barcelona

Bairros como Eixample têm diversas obras de Antoni Gaudí

Até algumas calçadas de Barcelona foram pensadas por Gaudí

Até algumas calçadas de Barcelona foram pensadas por Gaudí

Mais Gaudí em Barcelona

Já a Casa Batlló, foi reformada pelo arquiteto em 1906. A região possui edifícios de diferentes estilos e por isso é chamada de “manzana de la discórdia”, em português “maçã da discórdia”.

A fachada, ondulada verticalmente, foi cuidadosamente revestida de vidros e cerâmicas coloridas. É uma das maiores intervenções em prédios residenciais de Gaudí.

O local onde o prédio está localizado é um grande quadrado: é uma bela oportunidade para conhecer diferentes arquitetos modernistas.

Casa Battló - Gaudí - Barcelona

Casa Battló está entre as obras de Gaudí em Barcelona

Próxima à Battlò, está a Casa Milá, mais conhecida como La Pedrera. A curvelínea e rochosa construção foi feita para ser um edifício com apartamentos – e você vai reparar que ela é mais uma escultura do que um prédio. Vá até o último andar, onde está um museu que explica toda a obra de Gaudí.

Barcelona - Christian Brandão

Parque Güell é local disputado em Barcelona

O passeio não é completo sem uma visita ao Parc Güell, onde está a antiga residência de Gaudí. As curvas e os mosaicos são a marca de um dos maiores parques de Barcelona. É lá que está o famoso réptil colorido e de onde se tem uma das melhores vistas da cidade.

Lagarto do Parc Güell fica lotado de turistas durante a alta temporada

Lagarto do Parc Güell fica lotado de turistas durante a alta temporada

Parc Güell fica distante das outras atrações de Barcelona, mas visita vale pela obra de Antoni Gaudí

Parc Güell fica distante das outras atrações de Barcelona, mas visita vale pela obra de Antoni Gaudí

O acesso é feito através da linha 129 de ônibus. O parque fica aberto das 10h às 18h de novembro a fevereiro, de 10h às 21h de maio a agosto, das 10h às 19h em março e outubro e das 10h às 20h de abril a setembro.

 

De metrô é mais fácil

Fazer um roteiro pelas obras de Gaudí fica bastante simples de metrô. Muitas das construções, como a Sagrada Família e a Casa Batllò, são facilmente acessíveis pelo transporte subterrâneo.

 

 

Florença  Roteiro sugerido » 11 lugares para conhecer em Florença

 

Veja mais roteiros na Europa »