A Toscana, na Itália, é uma das regiões mais românticas do mundo. Com cidadezinhas medievais, castelos, vinícolas, excelente gastronomia e colinas verdejantes dignas de cartões-postais, a região tem de tudo para casais apaixonados! Confira sugestões de roteiros perfeitos para fazer a dois em qualquer época do ano.
01. Assistir ao pôr do sol no Piazzale Michelangelo, em Florença
É difícil discordar: pôr do sol é puro romance! E, em Florença, poucos locais oferecem um tão bonito quanto o Piazzale Michelangelo, uma grande praça na parte mais alta da cidade. O local em si é simples, com algumas replicas de estátuas de Michelangelo, mas a vista que se tem de lá é belíssima. Do local, é possível ver, por um ângulo privilegiado, algumas das grandes atrações da capital da Toscana como o Duomo, o Palazzo Vecchio e a Ponte Vecchio, além, é claro, do rio Arno. Tudo fica ainda mais bonito e romântico sob a luz dourada do fim do dia, que ressalta os tons terrosos que predominam na arquitetura da cidade. Prepare a câmera, os beijos e aproveite!

Entardecer no Piazzale Michelangelo: para uma vista belíssima de Florença na melhor companhia | divulgação
02. Passeio romântico nos campos de girassol da Toscana
A Toscana habita o imaginário de muita gente como uma região romântica e isso se deve, em boa parte, a uma das belezas naturais típicas do local: os campos de girassol. E se você escolher visitar a Toscana na época certa, isso não vai ficar só no imaginário. O verão, entre junho e agosto, é a temporada ideal para quem quer ver os campos amarelinhos, repletos dessa flor que inspira a alegria típica do amor. A dica é se aventurar um pouco pelas estradinhas secundárias (os arredores de Cortona e San Gimignano são ótimos locais), onde não é difícil encontrar os campos. Pare o carro no acostamento e desça para passear entre as flores, em puro clima de romance.

Campos de girassol são cartão postal da romântica região da Toscana, na Itália | divulgação
03. Curtir as estradas e as paisagens da Toscana em um carro conversível
Com charme medieval e construções em pedra, as cidades toscanas são incríveis, mas é a paisagem campestre que ajuda, e muito, a fazer dessa região um lugar perfeito para casais apaixonados. Colinas verdejantes, estradas curvilíneas ladeadas pelos típicos ciprestes e campos de girassol, a paisagem é super convidativa ao romance. E a melhor forma de explorar tanta beleza é alugar um carro conversível para fazer os percursos a céu aberto. A estrada Chiantigiana (que corta a belíssima região do Chianti) e as estradinhas próximas a Montepulciano e Pienza são perfeitas para isso, com paisagens típicas de cartão-postal. Uma experiência única para curtir a dois!

Estradas da Toscana são perfeitas para viver grandes paixões | Cieli Di Toscana
04. Sobrevoar o Chianti em um voo de balão
Que tal dar um toque aventureiro a uma viagem a dois na Toscana? Uma das melhores formas de fazer isso é embarcar em um balão para sobrevoar o Chianti, uma das mais belas regiões da Toscana, repleta de colinas, ciprestes e vinhedos. O roteiro, em geral, começa cedo da manhã (horário em que os ventos são melhores para a atividade) e dura cerca de 1h, terminando com um café da manhã ou piquenique no campo. É possível fazer estes passeios em grupo, mas como a palavra-chave aqui é romance, nossa sugestão é fazer um passeio privado, para deixar a experiência ainda mais especial.

Embarque em um voo de balão privado para ver do alto as belezas da Toscana | Balloon in Tuscany
05. Passear a pé em Florença à noite
Florença, a capital da Toscana, é uma cidade deslumbrante. Aqui se respira beleza, arte e história como em poucos lugares do mundo. Basta andar na rua para ver. Porém, como toda cidade turística, é bastante concorrida e às vezes pode estar tão apinhada de gente que é difícil apreciar todas as belezas. Por isso, comece seu passeio pela cidade à noite, lá pelas 20h. Com menos gente na rua, você vai se deleitar com a arquitetura e o charme únicos da capital do Renascimento sob a luz amarelada e suave da iluminação pública. Pegue seu amor pela mão e descubra todas as maravilhas que a cidade oferece.

Cair da noite em Florença: existe cidade mais romântica? | Visit Florence
06. Passear de bicicleta e fazer um piquenique na muralha de Lucca
Quer coisa mais romântica do que passear a dois de bicicleta, curtindo paisagens deslumbrantes em uma tarde de primavera? Se você acrescentar ao programa uma parada para um piquenique, o clima fica ainda mais gostoso! Na Toscana, um dos melhores locais para fazer isso é em cima da muralha que circunda a cidade de Lucca. Sim, em cima! Esta cidade, além de atrações como a Piazza del’Anfiteatro e a Torre Guinigi, também tem a muralha medieval mais bem preservada da Toscana. A imponente construção, com quase 5km de extensão, costumava ter fins militares, mas hoje é uma espécie de parque arborizado com um “calçadão“ onde pedestres e bicicletas trafegam, apreciando o visual. Alugue duas bicicletas na cidade, compre algumas delícias toscanas nas lojinhas de comidas típicas e pronto: eis mais um programa romântico na bela Toscana.
Lucca: cidade tem tem a muralha medieval mais bem preservada da Toscana | Lucca Turismo

Lucca é cheia de cantinhos românticos | divulgação
07. Conhecer Pienza e suas ruelas românticas
Pienza, uma pequena cidade no Val d’Orcia, é uma das mais graciosas da Toscana. Além das belas construções e do famoso queijo pecorino di Pienza, que você pode (e deve!) degustar em uma das inúmeras lojinhas do cidade, Pienza tem um atrativo peculiar para quem está em clima de romance. São duas ruazinhas estreitas que convidam os casais para fotos e beijos: a Via del’Amore (rua do Amor) e Via del Bacio (rua do Beijo). De quebra, essas vielas pitorescas vão dar num belvedere com uma vista belíssima de região. Como não amar a Toscana?

Rua do Amor, em Pienza: o nome já diz tudo | Cieli Di Toscana

Ruelas em Pienza: tudo lembra romance | Cieli Di Toscana
08. Conhecer Cortona: cenário de cinema
Essa cidade toscana entrou na rota do turismo principalmente após o filme “O Sol da Toscana” (Audrey Wells – 2003), baseado no livro de Frances Mayes. No livro e no filme, a cidade é cenário para as vivências e descobertas da personagem principal. Na vida real, assim como na arte, a cidade é encantadora e exala romance. Localizada em cima de uma colina, Cortona é pequena e charmosa, e explorá-la sem pressa é um dos programas mais bacanas para fazer a dois na região. Visite a praça principal, com seus restaurantes e lojinhas, pare para um café ou sorvete e deleite-se, ao final do dia, com um jantar romântico em algum dos ótimos restaurantes típicos da cidade.

Cortona: cidade toscana é perfeita para passear sem pressa em boa companhia | divulgação
09. Dormir em um hotel em um castelo ou vinícola
Já imaginou você e seu amor passeando pela Toscana e, ao final do dia, dormindo juntinhos em um antigo castelo ou vila medieval ou até mesmo dentro de uma propriedade vinicultora? Na Toscana, isso não só é possível como é bastante comum. Muitos hotéis na região aproveitaram as estruturas de construções antigas que foram reformadas para oferecer uma hospedagem cheia de charme. São diversas opções, para todos os bolsos. Para aumentar o nível de romance, dê preferência aos locais mais campestres, com construções feitas em pedra, vinhedos e muito verde ao redor. Impossível errar.

Luxuoso hotel Castello di Casole fica próximo das cidades de Florença, Siena e San Gimignano | Divulgação

Almoço a dois no Castello di Casole: pra pedir em casamento | Divulgação
10. Dividir um gelato na sorveteria da praça, em San Gimignano
Com suas 15 torres medievais – segundo contam já foram mais de 70 – San Gimignano é simplesmente uma graça. É uma cidade pequenininha com diversos atrativos: além de charmosos restaurantes, a Piazza dela Cisterna, no cento da cidade, conta com muitas opções de compras (o forte são as peças em cerâmica pintada à mão). Também é na praça central que fica um dos pontos mais concorridos da cidade e não vai ser difícil você notá-lo: a Gelateria Dondoli. Essa sorveteria, uma das mais premiadas e famosas da Toscana, tem um sorvete delicioso – por isso, quase sempre há uma fila na porta do local. Se você estiver na cidade, encare a fila (com seu par ao lado tudo fica mais fácil), escolha entre os diversos sabores incríveis e divida um sorvete, de preferência degustando-o romanticamente sentado nas escadinhas do poço que enfeita a praça. Uma delícia em todos os sentidos!

Sergio Dondoli, o proprietário, já foi várias vezes campeão na “Copa do Mundo de sorvetes” | divulgação | divulgação
11. Tomar um aperitivo com vista para o Rio Arno, em Florença
Originado no norte de Itália, em cidades como Torino e Milão, o aperitivo é um dos hábitos que são a cara da Itália. Ao final da tarde, as pessoas se reúnem em bares e restaurantes para curtir um drink acompanhando de diversas comidinhas, em geral dispostas sobre o balcão, para serem degustadas à vontade. Se este já é um programa muito bacana, ele pode ser também bastante romântico se você acrescentar alguns ingredientes simples: o seu amor e uma bela vista do pôr do sol em Florença. Nossa dica é você escolher (e, se possível, reservar) um dos bares à beira do rio Arno, como o Golden View ou o bar do hotel Continentale e o clima de romance estará garantido!

Bar do hotel Continentale, em Florença: lugar perfeito para brindar ao amor | divulgação
Veja mais roteiros na Itália »
Luciana Soares é jornalista e apaixonada por viagens. Já morou em Florença e trabalhou com viagens personalizadas à Toscana; conhece e ama as belezas da região