A editora de guia turísticos Lonely Planet divulgou os destinos europeus que deverão entrar no roteiro dos viajantes a partir deste ano. Enquanto a maioria dos turistas visita a Croácia atraídos pelas praias estonteantes do Mar Adriático, a capital, Zagreb, foi eleita pelos especialistas da editora como o destino top da Europa em 2017. A seleção revela destinos emergentes que merecem ser visitados e entrar na lista de desejos dos viajantes. Confira abaixo a lista completa.
Especial » Veja mais destinos na Europa
01. Zagreb – Croácia
Eleita o top destino na Europa em 2017, a cosmopolita capital da Croácia se destaca pela arquitetura brutalista e pelo agitado cenário cultural e gastronômico. Segundo a Lonely Planet, desde a abertura do aeroporto de Zagreb, no início de 2017, a oferta de voos para a cidade é bastante acessível e deve atrair muitos visitantes.
Zagreb: o destino top da Europa em 2017 na seleção da Lonely Planet | Niar-Shutterstock/divulgação
02. Gotlândia – Suécia
Com paisagens deslumbrantes, Gotlândia, situada no Mar Báltico, é a maior ilha da Suécia. Entre seus muitos atrativos está a capital Visby, cidade medieval tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Visby, capital da Gotlândia: Patrimônio da Humanidade | Niar-Shutterstock/divulgação
03. Galícia – Espanha
A cidade espanhola tem mais de mil quilômetros de litoral e lindos cenários com enseadas, centenas de praias incríveis, vilas de pescadores e se destaca pela culinária baseada em frutos do mar e pelos ótimos vinhos galegos.
Praia das Catedrais, na Galícia: cidade tem mais de mil quilômetros de litoral | Migel-Shutterstock/divulgação
04. Norte de Montenegro
O jovem país, cercado pelos Balcãs, tem muito mais a oferecer do que suas lindas praias na costa do Mar Adriático. Além de suas belas estradas, Montenegro oferece trekkings em florestas virgens, montanhas imponentes, cânions e fiordes. Para os amantes do turismo de aventura, o norte de Montenegro é o destino ideal para explorar em 2017.
Norte de Montenegro: destino tendência em 2017 | dellaliner-GettyImages/divulgação
05. Leeds – Reino Unido
Conhecida por seu ambiente universitário, Leeds, no norte da Inglaterra, é destacada na lista da Lonely Planet como uma cidade moderna, um destino para compras e para para amantes de cervejas artesanais.
A cidade de Leeds, no Reino Unido, também roteiro de compras na Europa | SergeyBogomyako-Shutterstock /divulgação
06. Alentejo – Portugal
Localizado a menos de 100 km de Lisboa, até bem pouco tempo o Alentejo era uma região fora do radar de turistas que visitavam Portugal. Cheio de pequenas vilas que parecem saídas de contos de fada, o Alentejo atrai por belas paisagens, praias de areia dourada, natureza exuberante e lagos magníficos. O destino se destaca ainda pela gastronomia e pelos vinhos alentejanos.
O lindo Castelo de Marvão, no Alentejo | ARoxoPT-Shutterstock/divulgação
07. Norte da Alemanha
Depois da explosão de Berlim como a cidade queridinha da Europa, o ranking da Lonely Planet também aponta como tendência a região Norte da Alemanha e seu litoral com praias esplêndidas, pequenas ilhas, cidades com grandes atrativos culturais como a vibrante Hamburgo e outras que valem uma visita como Lübeck e Bremen.
Norte da Alemanha: região entra no radar dos viajantes | JennySturm-Shutterstock/divulgação
08. Moldávia
Os especialistas da Lonely Planet destacam a Moldávia, um pequeno país no Leste Leste Europeu, como um destino que vai surpreender até os viajantes mais experientes. As alamedas verdejantes de sua capital, Chisinau, fazem dela uma das cidades mais arborizadas da Europa. O país tem muito mais a oferecer do que suas adegas de vinho secretas e mosteiros na beira de penhascos.
Moldávia: destino deve surpreender até os viajantes mais experientes | UladzikKryhin-Shutterstock/divulgação
09. Pafos – Chipre
Foi em uma praia em Pafos, segundo a mitologia grega, que nasceu Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Nomeada a Capital Europeia da Cultura em 2017, junto com Aarhus, da Dinamarca, a cidade litorânea vai realizar este ano mais de 300 eventos tendo sítios arqueológicos como palcos.
Pafos, no Chipre: capital cultural da Europa em 2017 | SergeyBogomyako-Shutterstock/divulgação
10. Le Havre – França
A moderna Le Havre, na Normandia: 500 anos em 2017 | SergeyBogomyako-Shutterstock/divulgação
Le Havre, na Normandia, comemora seus 500 anos em 2017 em uma festa que vai durar cinco meses e contará com shows, exposições de arte e desfiles ao ar livre e bailes à fantasia, entre outros eventos. A cidade, que fica a cerca de 200 km de Paris, foi completamente reconstruída após a Segunda Guerra Mundial e é uma atraente exposição de arquitetura moderna – com projetos de nomes como Auguste Perret, Othello Zavaroni e Oscar Niemeyer.
Saiba mais sobre os destinos do ranking »