Roteiros Incriveis

Turista que vem a trabalho para o Brasil gasta quatro vezes mais do que os viajantes em férias

Rio de Janeiro é a cidade do Brasil mais visitada pelos turistas de negócios

Da redação

Dados da “Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil”, feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), apontam que quem visita o Brasil a negócios gasta, em média, US$ 304 por dia no país. O valor é quatro vezes maior do que os US$ 73,77 diários gastos por turistas estrangeiros que vem ao país a lazer. O levantamento ouviu 1.659 pessoas entre os meses de março e agosto de 2014, em 16 eventos internacionais realizados nas cinco regiões do Brasil.

Entre os entrevistados, 67,6% estavam pela primeira vez no Brasil e 59,8% dos que já visitaram o país também vieram a trabalho na viagem anterior. Os dados mostram que 88,2% se hospedaram em hotel e 51,2% acharam o custo da hospedagem regular, enquanto 33,7% consideraram alto. De acordo com o estudo, 92% afirmaram que pretendem retornar ao Brasil.

Os que pretendem permanecer mais dias na cidade que sedia o evento ficam, em média, três pernoites a mais. Já os que aproveitam a viagem para conhecer outros destinos ficam cinco pernoites a mais no país. As cidades mais visitadas pelos turistas de negócios são Rio de Janeiro (33,2%), São Paulo (16,7%), Foz do Iguaçu (6%), Manaus (6%), Belém (4,5%) e Salvador (4,4%).

Mais da metade (52%) dos entrevistados afirmaram que eles mesmos organizaram sua viagem para o Brasil, enquanto 44,9% buscaram informações sobre turismo com a organização do evento. Outros 20% utilizaram a internet para colher informações sobre serviços turísticos no Brasil: sites de destinos (61,6%), guias de viagem (22,1%) e o site Trip Advisor (19,8%) foram as ferramentas mais utilizadas.

Confira a pesquisa completa aqui »