Conhecida como o berço do Renascimento, a bela cidade de Florença é um verdadeiro museu a céu aberto. Repleta de palácios e construções históricas, desde 1982 a cidade italiana foi declarada Patrimônio Histórico da Unesco. Os museus de Florença abrigam clássicos de artistas universais e grandes expoentes do Renascimento como Brunelleschi, Donatello Botticelli e Paolo Uccello, além dos mestres Leonardo e Michelangelo – que tem trabalhos expostos pela cidade. Confira abaixo 11 lugares que você não pode deixar de conhecer na capital da Toscana.
01. Ponte Vecchio
Considerada um dos cartões-postais de Florença, a ponte Vecchio atravessa o rio Arno e é repleta de joalherias e ourivesarias. É a única ponte da cidade que não foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Não deixe de conferir o pôr do sol da ponte Vecchio: a experiência é inesquecível e deixa a paisagem de Florença ainda mais bonita.
02. Piazza della Signoria
A praça, um dos pontos mais visitados por turistas na capital da Toscana, abriga em seu entorno edifícios como a Galleria degli Ufizzi, o Palazzo Vecchio e a Loggia dei Lanzi – além de charmosos cafés. Na Piazza della Signoria é praticamente um museus a céu aberto e lá voce encontra estátuas como uma réplica da de Davi, de Michelangelo, a Fonte de Netuno, Hercules e Caco.
03. Palazzo Vecchio
Sede da prefeitura de Florença, o Palazzo Vecchio é o melhor exemplo da arquitetura urbana do século XIV e um dos palácios mais conhecidos da Itália. Seu imponente aspecto de forte domina e embeleza a paisagem da Piazza della Signoria. Não deixe de conhecer o Museo di Palazzo Vecchio, com suas belíssimas salas históricas e a notável torre.
04. Loggia dei Lanzi
Construído nos anos 1300, Loggia dei Lanzi funcionava como um local de assembleias públicas e hoje é um exemplo único de uma galeria de esculturas ao ar livre. Entre as obras expostas, destacam-se “Perseu e a cabeça da Medusa”, de Benvenuto Cellini, e a escultura de mármore “Rapto das Sabinas”, obra de Giambologna. Um lugar para parar e apreciar!
05. Igreja de Orsanmichele
Criada originalmente para funcionar como um mercado de grãos, a Igreja de Orsanmichele chama atenção por seu exterior repleto de estátuas em nichos. Para ver as originais, entre no museu, localizado no interior da igreja.
06. Piazza Duomo
A praça, localizada no centro histórico de Florença, é dominada por um conjunto de edifícios cuja beleza é de tirar o fôlego: a grandiosa e belíssima catedral com sua famosa cúpula de tijolos vermelhos, o Campanário de Giotto e o Batistério de San Giovanni. Construída entre 1296 e 1461, a Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo), domina o skyline da cidade. Vale subir nos seus terraços panorâmicos e conferir uma belíssima vista de Florença.
07. Galleria dell’Accademia
Fundado em 1593 como primeira escola da Europa dedicada ao ensino de técnicas de desenho, pintura e escultura, o lugar tem como principal atração a escultura original “Davi”, de Michelangelo, dentre outras obras de arte de nomes como Botticelli, Ghirlandaio e Pontormo. É possível fazer um tour privado guiado, que dura cerca de 1h30.
08. Palazzo Pitti
Construído para ser uma das residências do banqueiro Luca Pitti, o palácio renascentista posteriormente foi comprado pela família Médici. Composto de centenas de quartos e salas, o Palazzo Pitti abriga um complexo de museus, entre eles a Galeria Palatina, os Apartamentos Reais, a Galeria de Arte Moderna e a Galeria do Traje.
09. Giardino di Boboli
Localizado atrás do Palazzo Pitti, o belo jardim tem mais de 45.000 metros quadrados de área verde, com diversas fontes e esculturas dos séculos XVI a XVIII.
10. Galleria Uffuzi
Localizada entre o rio Arno e a Piazza della Signoria, a Galleria Uffuzi é o principal museu de Florença e possui o mais importante acervo de pinturas renascentistas do mundo. A Uffuzi abriga valiosas coleções e obras de diversos períodos de artistas como Leonardo da Vinci, Caravaggio, Rembrandt, Michelangelo e Botticelli – com os famosos quadros “A Primavera” e “O Nascimento de Vénus”. Na alta temporada as filas são enormes, mas vale cada minuto de espera.
11. Piazzale Michelangelo
Localizada na parte mais alta da cidade, a praça Michelangelo permite aos visitantes uma belíssima vista panorâmica de Florença. Popular entre turistas e moradores da cidade, a praça foi projetada pelo arquiteto florentino Giuseppe Poggi,
Veja roteiros para a Toscana » CieliDiToscana
Veja também:
Roteiro de luxo inclui conversíveis e passeio de iate na Costa Amalfitana »
Veja mais roteiros na Toscana »