
Rco em biodiversidade, estuário dos rios Timonha e Ubatuba fica entre Jericoacoara e o Delta da Parnaíba
Localizado na divisão litorânea dos estados do Piauí e Ceará, a 400 km de Teresina e a 500 km de Fortaleza, o estuário dos rios Timonha e Ubatuba é um dos principais berçários de peixes e crustáceos da região e reduto para espécies marinhas brasileiras em extinção ou sobrepesca, como o peixe-boi marinho, a tartaruga marinha e o mero. O estuário integra a Rota do Atlântico para aves migratória que vêm de outros continentes em busca de alimentos.
O conjunto de biodiversidade abrange os municípios de Cajueiro da Praia, no Piauí, Chaval e Barroquinha, no Ceará – região que tem como principal atividade econômica a pesca e a cata de mariscos. Procurado por visitantes que desejam lugares inexplorados e o encontro com a natureza em sua essência em locais preservados, o lugar é cercado de mangues e praias de águas doces e salgadas.
Em determinadas épocas do ano é possível observar animais marinhos como o peixe-boi, no observatório em Cajueiro da Praia – que fica no coração do estuário. O lugar atrai ainda viajantes aventureiros que se encantam com atividades como tracking, safari pelas ilhas do estuário e passeios de barco pelo rio e pelo mar, além do mergulho em águas mornas e transparentes. O estuário fica a 8 km da praia de Barra Grande e faz parte da conhecida Rota das Emoções – roteiro que liga três estados do Nordeste brasileiro: Ceará, Piauí e Maranhão.
Preservação do meio ambiente
O estuário está dentro da Área de Proteção Ambental Delta do Parnaíba e é preservado por diversas entidades governamentais e do terceiro setor, que realizam projetos de pesquisas e atividades de consumo sustentável e educação ambiental nas comunidades – entre eles o Pesca Solidária, que trabalha para que as comunidades desenvolvam sua atividade pesqueira em equilíbrio com o meio ambiente.
Criado em 2010, o projeto intervém para que as comunidades desenvolvam sua atividade pesqueira em equilíbrio com o meio ambiente e também atua na conservação de espécies nos ambientes costeiros, marinhos e de água doce na região do estuário dos rios Timonha e Ubatuba.

Região faz parte da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba e é preservado por diversas entidades

Manutenc?a?o de currais de peixe em alto mar na praia de Bitupitá, no município de Barroquinha, no Ceará
Chico Rasta é fotógrafo e jornalista
Veja mais roteiros no Nordeste »
Parabenizo a APA por este belíssimo trabalho que vem sendo realizado, preservando estes paraíso
Gente, eu conheço, aprovo e recomendo.
Maravilhoso o passeio no Delta principalmente se gosta de Caranguejo.
Se vem muitos europeus conhecer, por que você brasileiro despreza ? Abraços minha gente, sou Parnaibano apaixonado.
Lindo. Aprovado e indicado. Prazer maravilhoso.
Lugar maravilhoso, parabéns pelas belissimas fotos!!
O Brasil realmente é lindo! Pra ficar 100%, só precisamos fazer uma baita faxina, daquelas de arrancar sujeiras encrostadas. Quais sujeiras? OS POLÍTICOS!
quer lugar lindo e maravilhoso, que obra de deus e da natureza
Dá licença..é Nordeste!!
Maravilha.
Realmente o Delta do Parnaiba é de uma beleza exuberante e as praias do Piauí são maravilhosas, venham e aproveitem, vocês só tem a ganhar.
muito lindo e paradisíaco, o Nordeste é tão rico!!! tenho orgulho de fazer parte deste região.
Eu já tive o prazer de conhecer Jeri por 3 vezes e Bitupitá uma vez. De Bitupitá até o Pontal das Almas, que é onde acaba o Ceará, são 6 Km. É um sonho. Na outra margem avista-se o Piauí. Peixe nos viveiros é boia!!! Tive o prazer de devolver ao mar uma tartaruga que ficou presa nas redes dos pescadores. Gente finíssima para se conviver. Abraços!!!