Maquete tem 125 metros quadrados

Da redação, em Salvador

Uma maquete de 125 metros quadrados com ilustrações de todas as regiões da Bahia é uma das atrações da primeira edição do Salão Baiano de Turismo, que acontece esta semana em Salvador.

Confeccionada com cinco toneladas de vidro e 2,5 toneladas de aço, a maquete é assinada pelo artista Geo Suerdieck e ressalta elementos da cultura baiana. A obra está instalada sob placas de vidro e permite ao visitante do salão passear sobre pontos turísticos como o Monte Pascoal (Costa do Descobrimento), o Pelourinho, o Farol de Itapuã, o Elevador Lacerda e a Barragem de Paulo Afonso. A maquete retrata ainda festas regionais, como a Lavagem do Bonfim, o São João e o Carnaval.

De acordo com o Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, a maquete será uma das principais ferramentas de marketing do Estado nas feiras de turismo no exterior. A abertura da feira contou com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Turismo Gastão Vieira, e de Marco Lomanto, representante da Embratur.

Marco Lomanto, Edvaldo Brito (vice prefeito de Salvador), Geo Suerdieck, ministro Gastão Vieira, governador Jaques Wagner e o Sec. de Turismo Domingos Leonelli na abertura oficial do evento | Tina Magalhães

Cultura baiana presente no evento
A programação do I Salão Baiano de Turismo também conta com exposições sobre personagens do escritor Jorge Amado, sobre a vida de Luiz Gonzaga e sobre a história do trio elétrico.

Exposição sobre a história do trio elétrico | Tina Magalhães

Outra atração da feira é a instalação “Saiveiro-Peixe”, assinada pelo artista plástico bel Borba. Um dos grandes produtos turísticos da Bahia, o São João também está presente no Salão.

Instalação assinada pelo artista Bel Borba | Tina Magalhães

Festejos juninos da Bahia também estão presentes no salão | Tina Magalhães

Saiba mais sobre o evento: www.salao.turismo.ba.gov.br