
Os fios de cor esmeralda das águas do Lago Emerald | Arthur Seixas
Com uma geografia privilegiada de vales entre montanhas, o Canadá conta com diversos lagos que se formaram ao longo dos anos, fruto do derretimento das geleiras. O território de Yukon, no extremo norte do país, não é exceção.
Ao sul da cidade de Whitehorse, numa curta viagem de carro pela Alaska Highway, é possível conhecer os lagos mais cênicos, além de praticar esportes ou mesmo passar as horas dos longos dias de verão a se deleitar com a brisa que sopra à beira da água.
Após cerca de 40 minutos dirigindo, da própria estrada se avista o Emerald Lake. Como o próprio nome diz, sua água tem faixas de cor esmeralda, o que torna este lago único e capaz de deixar qualquer um hipnotizado.

Tons de verde em degradê na borda do Lago Emerald | Arthur Seixas
Belezas reunidas
Dez minutos depois, você chegará à pequenina Carcross, onde as águas calmas do lago Bennett parecerão um imã te chamando para entrar numa canoa e remar até cansar. Mas não se desgaste logo no início, pois logo ao lado está o lago Tagish e suas montanhas que se refletem como um perfeito espelho na superfície fluida sem a força do vento.

As águas calmas do Lago Bennett, em Carcross | Arthur Seixas

O espelho d’água que reflete a montanha no Lago Tagish | Arthur Seixas
Já no trajeto de volta a Whitehorse, você ainda vai passar pelo Little Atlin Lake e pelo Marsh Lake, onde poderá parar para fazer uma trilha rápida – porém íngrime – para ter uma visão panorâmica do local.
Aproveite para contemplar paisagem e talvez até fazer um piquenique para curtir uma tarde agradável típica do verão canadense.

O Lago Little Atlin e a paisagem dominante de Yukon: pinheiros e montanhas | Arthur Seixas

Trilha em meio à floresta de coníferas para apreciar a vista do Lago Marsh | Arthur Seixas

A imensidão azul do Lago Marsh | Arthur Seixas
Veja mais roteiros em Yukon »
Arthur Seixas é fotógrafo e jornalista especializado em viagens, turismo, paisagens e vida selvagem