Istambul é uma metrópole agitada, riquíssima em cultura, história e vida noturna. Cindida em dois pelo estreito de Bósforo, é a única cidade no mundo a se estender sobre dois continentes, Europa e Ásia, e por isso tem duas atmosferas distintas. Foi fundada no século 7 a. C. em um local cercado de defesas naturais, de onde era possível controlar o comércio no Bósforo.
Durante 16 séculos foi uma grande capital imperial, primeiro do Império Bizantino e, depois dos sultões otomanos. Nota-se que o comércio sempre foi importante numa cidade que ligava os continentes asiático e europeu. Isso fica evidente nas muitas ruas que existem entre o Grande Bazar e a Ponte de Gálata.
Por toda a parte, as mercadorias saem das lojas e avançam pela calçada. E se você parar um segundo e olhar melhor, vai notar que em qualquer arcada entre as lojas há pátios e ateliês, e os hans se encontram em frenética atividade.
Com uma variedade aparentemente ilimitada de artigos, o Grande Bazar parece um labirinto e fica no centro de toda essa agitação comercial.
O Bazar Egípcio, igualmente colorido, porém menor, é mais fácil de conhecer. Mas, de todos os bazares, o Arasta Bazar foi o que mais me surpreendeu pela variedade e qualidade dos produtos.
É um lugar onde se pode adquirir com segurança artigos autênticos e preciosos vindos da Anatólia, Síria, Cáucaso, Irão, Ásia central, Yemen… e o ambiente é calmo e os comerciantes são afáveis.
O bazar tem mais de 70 lojas onde se pode encontrar roupas, sapatos, tapetes de vários tipos, bijuterias, cerâmica, jóias em ouro, prata e pedras preciosas, doces, antiguidades, tecidos, chás, etc. Gostei tanto desse bazar que o apelidei carinhosamente de “arrasta bazar”, pois foi o que fiz, um verdadeiro arrastão de compras.

Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, foi construída pelo Império Bizantino | Tatiana Perim
Mas, na realidade, a palavra arasta em turco significa mercado associado a uma mesquita, e o Arasta Bazar fica atrás da Mesquita Azul e da Hagia Sophia. São mais de 3.000 mesquitas, inúmeros bazares, palácios, museus, e muitos restaurantes deliciosos.
Outro programa interessante é alugar um carro e explorar os arredores de Istambul, como Bursa e Izmir. As estradas são ótimas e tem até um ferryboat que encurta substancialmente o caminho. A ida a Bursa já vale só pelo kebap do ?skender, um restaurante local muito antigo onde o kebap original foi criado.
A área dos mercados no centro de Bursa é um agitado conjunto de ruelas e antigos pátios otomanos. As tendas vendem de tudo, mas o tecido é o que tornou a cidade famosa, especialmente rendas feitas à mão, algodão para toalhas e seda. Apesar que achei os produtos de Istambul de melhor qualidade comparando com Bursa.
Istambul surpreendeu, fiquei impressionada com a riqueza da cidade e de sua história, a relação do turco com o islamismo, os afrescos bizantinos da ex igreja de São Salvador em Cora, o charme de Taksin e a infinidade de mercadorias e mercadores. É uma cidade incrível que pretendo voltar em um futuro próximo.
Tatiana Perim é publicitária e apaixonada por aventura e viagem. Ela possui um projeto de viagem com uma proposta de conduta interessante: ter mais calma e equilíbrio na vida. Dê uma olhada em seu blog: Motto Slow Travel
Veja também:
Paisagens da Capadócia »
Cida e jac. veja a material sobre a turquia onde nos iremos. beijos.
Elisabete
Veja um pouco da cidade de Istambul que iremos visitar se deus quiser. bj Elisabete
Istambul é um lugar mágico, inesquecível, adorei as fotos e a matéria, parabens!!
Estou em Istanbul nesse momento, desfrutando das suas ótimas dicas! Já que vc é apaixonada por viagens e aventuras, nao pode deixar de conferir o nosso site: http://www.wineworldadventure.com. Espero que goste! beijos!