
ILHA DO MEL EXIBE INCRÍVEL PALETA DE CORES NO FINAL DO DIA
Ilha do Mel, no litoral paranaense, é um daqueles cantinhos preservados que você facilmente se apaixona. Reserva da Biosfera desde 1992, o local tem ritmo de vila de pescadores, belas praias e densa história.
Para chegar até a ilha é preciso partir das cidades de Pontal do Sul (30 minutos) ou Paranaguá (1h30). De lá, é só pegar um barquinho até os trapiches da ilha. Existem duas opções de hospedagem: Nova Brasília ou Encantadas.

Forte é um dos marcos históricos da Ilha do Mel

As praias e trilhas ao longo da ilha são perfeitas para caminhadas e também par quem gosta de pedalar

Para chegar até a ilha é preciso ir até Pontal do Sul ou Paranaguá e de lá pegar um barquinho até os trapiches da ilha
História e belezas naturais
Nas proximidades da praia de Brasília, que divide a Estação Ecológica do Parque Estadual, está uma das regiões mais interessantes da ilha: um faixa de areia de poucos metros divide o mar de dentro e o de fora. E pode visitar construções históricas, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas – que foi cenário do filme “A Ostra e o Vento”, do diretor Walter Lima Júnior,
O forte é o único monumento militar do século XVIII do Paraná. Foi construído de 1767 a 1769. Suba até o mirante. A vista da baía de Paranaguá e do Superagui é algo inesquecível.

Ilha do Mel, Reserva da Biosfera desde 1992, é um recanto de sossego e tranqüilidade no litoral do Paraná
Se você optar por ficar em Encantadas vai encontrar uma vila de pescadores mais tranquila. A praia é dividida entre de Dentro e de Fora. À noite bares e restaurantes da praia de Dentro ficam cheia de nativos e visitantes embalados pelo forró, bandas de rock alternativo de Curitiba e reggae.

Trilhas revelam belezas naturais da Ilha do Mel

Uma escadaria leva até o farol branco que dá uma bela noção da localização das praias da ilha do Mel
Como a história da baía de Paranaguá é antiga, histórias rondam a ilha. Um bom exemplo é a Ponta do Hospital: o local recebeu esse nome porque escravos doentes eram enviados para o local que possuía muitas árvores com frutos ricos em vitamina C.
Mas é a Gruta das Encantadas que guarda as maiores lendas. Dizem os pescadores que dentro da gruta sereias cantavam durante o amanhecer e quando o sol se ia. O canto, segundo eles, atraia os homens para a gruta, que nunca mais retornavam.

A gruta das Encantadas guarda várias lendas: dizem os moradores que durante o amanhecer e no final do dia sereias cantam atraindo homens para dentro da gruta
Fora essa crença, a gruta merece uma visita. O acesso é fácil por uma pequena trilha e o buraco no rochedo é extremamente bonito.??Uma dica importante: planeje sua viagem com antecedência. Apesar de raramente o número de visitantes chegar ao limite – 5 mil pessoas – é bom prevenir.

Com paisagens bastante selvagens, a Ilha do Mel é um convite à contemplação

Com areias claras, as praias da Ilha do Mel tem água bastante fria durante os meses de inverno

Fim do dia na Ilha do Mel: à noite a agitação em bares e restaurantes das praias é certa
Uma observação quanto às fotos da Ilha do Mel (PR): Tudo bem, é mais romântico falar em anoitecer, mas é impossível que o sol se ponha no leste – as fotos em que aparece o farol são voltadas para leste… (foto com a legenda “Fim do dia na Ilha do Mel: à noite a agitação em bares e restaurantes das praias é certa”). Inclusive, se você subir no farol e olhar na direção do fotógrafo, verá um lindo por-do-sol, com a ilha em primeiro plano, a baía de Paranaguá em segundo, e ao fundo as belíssimas montanhas da Serra do Mar…