
Baía de Kotor, em Montenegro
Montenegro possui um território equivalente a um terço do Estado do Rio de Janeiro, tem cinco parques nacionais, é banhado pelo Mediterrâneo, cercado pelos Balcãs e reúne, em um mesmo território, montenegros, sérvios, bósnios, albaneses e croatas. O país oferece uma das misturas mais interessantes da região.
Atrativos em Kotor
Estado soberano desde 2006, Montenegro é um dos países mais jovens do mundo. Começou a receber visitantes há bem pouco tempo e surpreende os turistas pela quantidade de atrações que oferece. São muitas praias na costa do Mar Adriático, trekkings em florestas virgens, montanhas imponentes, cânions e fiordes. Dizem que Montenegro tem a última floresta virgem do continente europeu.
O mais comprido fiorde do Sul da Europa está em Montenegro. Conduz à cidade medieval de Kotor, também conhecida como Cattaro pela designação italiana. Entre 1420 e 1797, a região fez parte da República de Veneza, e até os dias de hoje, pode-se notar uma forte influência italiana. A cidade é uma verdadeira viagem no tempo, tudo é pitoresco: sua arquitetura bizantina/veneziana, centrinho medieval cheio de ruelas charmosas e uma muralha bem conservada que circunda todo o vilarejo. Mas a “cereja do bolo” mesmo é sua localização: construída atrás da montanha Lovcen e na frente da baía de Kotor, de cara pro fiorde. De longe, foi a cidade mais surpreendente do litoral de Montenegro.

O fiorde, a cidade de Kotor e o Parque Nacional de Lovcen | Tatiana Perim

Parte do centrinho medieval de Kotor | Tatiana Perim

Igreja São Lucas, em Kotor | Tatiana Perim
Tatiana Perim é publicitária e apaixonada por aventura e viagem. Ela possui um projeto de viagem com uma proposta de conduta interessante: ter mais calma e equilíbrio na vida. Dê uma olhada em seu blog: Motto Slow Travel
Veja mais roteiros na Europa »