Lima é como o irmão mais novo da sua melhor amiga. Um dia, sem você esperar ele entra na sala e você percebe como ele cresceu. Você para pra conversar e conhecer ele um pouco melhor. Ele está bonito, inteligente, educado e entende – muito – de culinária. E está preocupado em se tornar cada vez melhor.
Assim como o irmão da amiga, que virou um homem, Lima a cada dia que passa surpreende quem chega lá esperando apenas mais uma cidade latina. Ela deixou de ser a irmã mais nova de Santiago ou Buenos Aires. Limpa, segura, cheia de cultura, bares e casas de salsa, Lima ainda se dá ao desfrute de ter os melhores restaurantes de toda a América Latina. Bem coisa de irmão mais novo abusado.
Embora esteja no deserto – Cairo é a única outra metrópole mais seca do que Lima – a capital do Peru é conhecida como a “Cidade Jardim” e abriga um dos maiores parques com fontes de mundo. Surpreenda-se com Lima.
Onde ir em Lima
Depois de ser (re)apresentada ao irmão mais novo da melhor amiga, você aceita um convite para um passeio. Uma vez mais você espera uma voltinha despretensiosa pela cidade, e ele uma vez mais surpreende. A caminho da Plaza de Armas, no centro histórico da cidade, você conhece o trânsito caótico de Lima e os motoristas que não param de buzinar e reclamar um único segundo. Ao chegar lá você não para de olhar ao redor o Palácio do Governo e a Catedral, que ficam ao redor da praça. São belíssimo edifícios.
O próximo lugar a ser visitado é Miraflores, o moderno e badalado bairro de Lima. Faça uma caminhada pelo Malecón, uma área com parques e praças que te leva ao Parque do Amor – com a famosa escultura “O Beijo”, de Victor Delfín – até o Larcomar, um shopping a céu aberto incrustado nas falésias com uma belíssima vista do oceano Pacífico.
O passeio com seu mais novo amigo segue até Barranco, o bairro cultural da cidade. Porque afinal o menino cresceu e também entende de arte. O MATE, museu do internacional fotógrafo Mario Testino, é uma visita obrigatória. O passeio deve acabar na Ponte dos Suspiros. Segundo a lenda, se você cruzá-la pela primeira vez sem respirar, seus desejos se realizarão.
Onde Comer, beber e dançar em Lima
Próximo a Ponte dos Suspiros está o lounge bar e restaurante Ayahuasca, uma excelente opção para o noite de Lima. Gerenciado por um brasileiro, o Ayahuasca fica em um casarão antigo, são diversos ambientes com bar, restaurante, lounge, jardim e pista de dança. Peça ali seu Pisco Sour e experimente todas as variações que o lugar oferece.
Ali perto está também o Café Bisetti, um dos mais ecléticos cafés de Lima, com uma decoração que consegue misturar perfeitamente o vintage e o street art. Com um café delicioso, é daqueles lugares que você entra e esquece de sair. E você vê que o irmão da amiga continua surpreendendo.
E já que a ideia é surpreender, termine o dia com o melhor da cultura peruana: a culinária. Dos 10 melhores restaurantes da América Latina, três estão em Lima. No La Mar Cebicheria, do premiado chef Gastón Acurio, você entende porque o ceviche merece toda atenção que recebe internacionalmente.
Outra opção é o restaurante La Onceava, recomendado pelo próprio Gastón Acurio. Também no bairro de Barranco, é uma das melhores opções em Lima para frutos do mar. Acompanhado sempre de um delicioso Pisco Sour.
A noite de vocês pode acabar no Sargento Pimenta, um bar de rock super movimentado que agita o bairro de Barranco. Além de bom rock e gente bonita, o lugar também tem noites temáticas de salsa.
Lima tem muito a oferecer. E merece toda a sua atenção em muitos outros passeios. Assim como o irmão mais novo da sua amiga, Lima cresceu. E está mostrando cada vez mais o melhor de si mesma.
Onde se hospedar em Lima
O Hotel B, localizado no bairro de Barranco, é um dos mais bonitos e modernos hotéis da cidade, com obras de arte por todas as partes.
Veja o vídeo: Hotel B, em Lima, é inteiramente decorado com obras de arte »
Veja mais roteiros na América do Sul »
Vai para Lima? Confira ofertas de hotéis »
Dany Colares é jornalista, com mestrados em produção de Cinema e TV. Já morou na Califórnia, em Madri e agora vive em Londres, de onde escreve, filma e planeja a próxima viagem para seu blog Feriado Pessoal
visita ESTE LUGAR MARAVILLOSO
LINDO!!!!
Acabei de chegar e posso confirmar que o irmão cresceu e ficou lindo!! Fui para lá em 2011 e voltei agora. Que mudança. A cidade está muito mais bonita e segura. Há flats em Miraflores próximos ao Larcomar com preços bem acessíveis. E aproveitem para saborear todos os sabores do Peru.
Cusco, Machu Pichu, vale sagrado, salinas, e outros sitios arqueologicos. Quem não viu vá….. simplesmente indescritível.
se você está com pouco tempo no peru não perca muito tempo na capital. é bonita é verdade mas há muito o que explorar no país. conheça lugares como cuzco, arequipa, nazca e trujillo. sem dúvida o peru é um lugar a ser visitado mais que uma vez. imperdível!
Oi Silmara !!!
Vc pode passar o contato dos FLATS em Miraflores ??
Fiz esta viagem agora pelo Acre , entrando por porto maldonado indo primeiro para cuzco e machu Pichu.
Ja fui 3 vezes em épocas diferente. Voltarei ….
Boa, já coloquei no roteiro para conhecer Lima, gostei muito do que eu li.
Estou com viagem programada para o final de ano em Lima, depois desse texto tenho a certeza de que fiz a escolha certa para virar o ano, afinal quem não quer ser surpreendido pelo irmão mais novo da sua melhor amiga! Rs
Obrigado pelas Dicas