Conhecida como o berço dos deuses, Raiatea, a primeira ilha povoada da Polinésia Francesa é um destino perfeito para viajantes interessados em explorar não só as belezas – mas a cultura e as tradições das Ilhas de Tahiti. É na sagrada Raiatea que fica o monumental templo Taputapuatea, berço da cultura ritualística dos poderes religiosos e políticos ancestrais da região – e até hoje um local de peregrinação.
Veja mais roteiros nas Ilhas de Tahiti
Divina por dentro, Raiatea é maravilhosa por fora: montanhas, alguns picos com mais de 1000 metros de altura, jardins de coral, litoral à sombra de coqueiros, baías (profundas e calmas), cachoeiras e até surpreendentes crateras de vulcão estão entre os muitos atrativos da ilha.
É em Raiatea que fica o único rio navegável da Polinésia Francesa, onde passeios em canoas vão dar no coração de uma densa floresta tropical, repleta de p?rau, bambus e m?p? – como é conhecida a castanha tahitiana.

Área cerimonial do Templo Taputapuatea: local está em processo de registro para tornar-se parte do Patrimônio Mundial da Unesco | TAHITI TOURISME
A flora da região é capítulo à parte, própria de um patrimônio natural singular. O monte Temehani é todo recoberto por tiare ‘apetahi – uma flor que é única no mundo e ganhou status de símbolo de Raiatea. Branca e semicircular, é com ela que viajantes e turistas são recebidos e costumam retornar para suas regiões de origem, levando colares de tiare ao pescoço, como espécies de amuletos da boa sorte.
Em Raiatea, flores também simbolizam festividades, prazer e renascimento. É ao redor do mercado de Papeete que são preparadas as coroas de flores que os polinésios usam em ocasiões especiais, como casamentos.
Antigamente, apenas reis e príncipes podiam colher essa flor sagrada, contam as lendas nativas. Mais tarde, a tiare foi usada como um símbolo de amor. Quando os polinésios se casam, a casa e a cama do casal são cobertas com lindas flores durante 30 dias. Hoje, a tiare continua a exercer seu poder casamenteiro: se usado sobre a orelha esquerda, significa que o coração está ocupado, mas sobre a orelha direita, quer dizer que o coração está disponível para ser arrebatado.

TIARE TAHITI: A FLOR RARA QUE DÁ BOAS VINDAS AOS VISITANTES É UM SÍMBOLO DE RAIATEA | TAHITI TOURISME

Repleta de marinas e ancoradouros, Raiatea apresenta excelentes condições de navegação | TAHITI TOURISME
Veja mais roteiros nas Ilhas de Tahiti