
Paisagem bucólica em Waterland
Você só pensa em chegar em Amsterdã, alugar a bicicleta e pedalar entre pontes e canais, certo? Está mais do que certo. Mas, se quiser ir além, pode fazer um roteiro na Holanda para conhecer um outro lado do país. Alugue uma bicicleta e faça uma das muitas rotas turísticas especialmente criadas para ciclistas: a Rota da Waterland.
São 37 quilômetros que lhe levarão a uma verdadeira viagem no tempo. Prepare-se para um choque cultural ao sair da movimentada Amsterdã e chegar a isoladas vilas de pescadores com construções que parecem casas de bonecas. Você vai passar por cenários verdes com vaquinhas malhadas pastando em companhia de sossegadas ovelhas. Também vai ter uma real noção do que é estar abaixo do nível do mar. Em Waterland, você vai pedalar em diques e verá os diferentes níveis das águas, entendendo como os holandeses conseguem dominá-las.
Para sair da cidade, pegue a balsa Buiksloterwegveer, que fica atrás da Estação Central. Depois é só seguir o mapa com rotas para ciclistas (facilmente encontrado em livrarias e lojas de Amsterdã).

Waterland é uma famosa área de migração de aves e roteiro para observadores
O que vale a pena conhecer
Você passará pela linda cidadezinha de Durgedam e, seguindo o seu caminho, mais ao norte, verá diversos lagos e áreas de preservação para a reprodução de pássaros. A estrada que passa pela vila de Uitdam é chamada de Uitdammerdijk.
Nesse ponto do roteiro você tem duas opções: seguir para Monnickendam ou – se quiser e tiver disposição para pedalar -sair da rota e pegar a direita para visitar a vila de Marken. Antes, a charmosa vila era um ilha e hoje é conectada ao continente por um dique. Depois de Marken, você pode tomar um outro barco em direção a Volendam – mas isso aumentará em muito o seu percurso. A dica é conferir as distâncias do seu roteiro com atenção.

Marken: a vila de pescadores ja? foi uma ilha
A rota original vai até Monnickendam, que tem como principal atração turística a Speeltoren – uma imponente torre com um relógio, datada do século XV. Todas as manhãs de sábado, às 11 horas e ao meio-dia, abre-se uma janela de madeira de onde saem quatro cavaleiros mecânicos ao som do sinos feitos pelo mestre Petervan de Gein.
Dessa cidade você pega o seu caminho de volta em direção à Amsterdam Noord, passando pela bela Broek in Waterland e suas casinhas de madeira. Chegando em Amsterdam Noord, você vai pegar a balsa de volta à Estação Central.
Dicas úteis para quem vai fazer o roteiro
» O aluguel de bicicletas é fácil e relativamente barato. A partir de 8 euros (em média), você aluga uma bicicleta na Estação Central ou em outros pontos de Amsterdã.
» Prepare a sua mochila com bastante água e algo para lanchar.
» Dica de sempre: não esqueça a sua câmera fotográfica.
» Mesmo sendo verão, leve um agasalho. Geralmente venta muito nos diques.
» É sempre bom conferir a previsão do tempo e a velocidade do vento antes do passeio.
Roteiro sugerido » 11 coisas para fazer em Amsterdã
Clarissa Mattos é uma baiana que atravessou o Oceano Atlântico não a nado, mas por amor. No blog Bailandesa, narra as dores e delícias da vida na Holanda, dá dicas de turismo e de cultura
Veja mais roteiros na Europa » RoteirosIncríveis_Europa
Muito legal o post sobre Amsterdã !
estive lá no verão passado e me apaixonei de verdade pela cidade !
Achei umas dicas legais nesse site aqui também
http://passagensaereasmega.com.br/como-viajar-barato-pela-europa/
Olá Clarissa.
Adorei esse roteiro, pretendo viajar pra Holanda em setembro e não quero ficar somente em Amsterdã.
Quanto tempo (em média) demora para fazer esse roteiro?
Obrigada
Abraço