
Plomin: a caminho das ilhas | Tatiana Perim
Hrvatska, também conhecida como Croácia, me pareceu a região perfeita para dar início a uma viagem de 35 dias de moto pelo leste europeu. Seu território faz fronteira com um número considerável de países vizinhos: Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina.
Fora isso, bem ali nos fundos do seu quintal, entre montanhas, penínsulas, lagos e baías, ainda há praias incríveis e o simpático Adriático com sua água verde/azul-turquesa cristalina.
Cheguei na capital, Zagreb, cidade pulsante, culturalmente rica, cheia de bares e restaurantes charmosíssimos.
Lá aluguei uma BMW 1200 e conheci uma das figuras mais marcantes dessa viagem, o Darko, um croata cheio de talento, senso de humor e idealizador do MotoTrip Tours.
Darko foi o primeiro a responder meu email desesperado, querendo fechar uma viagem de mais de um mês por vários países. Precisava de todos os equipamentos necessários de proteção, e claro, da moto com GPS. Para complicar, teria que entregá-la em um outro país para não ter que voltar à Croácia. Detalhe, tinha apenas uma semana para fechar, pois decidi tudo de última hora.
Ele me buscou no aeroporto, me levou para almoçar em um restaurante delicioso, foi super prestativo, trouxe mapas, dicas, sugestões, etc. Trouxe também todo o equipamento e tudo de primeira: capacete, jaqueta, calça, luvas, proteção de coluna, as malas laterais e a top case. Além do GPS já programado. Fez toda a diferença. E lá na mesa do restaurante, fechamos o meu paradeiro para os próximos 35 dias e selamos também uma inesperada amizade.
Decidimos que ele me acompanharia durante a primeira semana de estrada. Assim eu poderia me familiarizar com a moto antes de seguir sozinha, e conhecer parte da Croácia com um local. Depois, ele voltaria a Zagreb, e eu seguiria por conta pelo resto da costa croata, em direção a Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Macedônia, Grécia, Romênia, Áustria e Hungria.
Roteiro sugerido » 11 dicas para uma viagem inesquecível de moto pela Europa
A beleza das cidades croatas
Saímos no dia seguinte bem cedo. Atravessamos Zagreb em minutos e quando vi já estávamos em outra paisagem, muito mais bucólica, estradas estreitas, cheias de curvas, montanhas, casebres e fazendas.
Passamos por Dragani? e Skrad e outros vários vilarejos até chegarmos ao Parque Nacional de Risnjak. Nunca mais vou me esquecer desse parque. E não é pela natureza linda que se pode encontrar lá, mas sim pelo strudel de mirtilo mais incrível que já experimentei nas minhas últimas 27 encarnações!
Essa primeira semana foi perfeita para começar a viagem com pé direito. Darko me explicou tudo sobre a cultura, política e costumes do país. Me levou para lugares lindos e só pilotamos em estradas menores e simplesmente maravilhosas. O desempenho da moto me deixou boquiaberta e a segurança das estradas também. Tudo muito bem sinalizado e civilizado.

Estradas da Croácia | Tatiana Perim
Passamos por várias outras cidades de tirar o fôlego a caminho de Cres, uma das 1.185 ilhas da Croácia. Cruzamos Hum, Buzet, Rovinj, Luka e Brestova. Depois seguimos em direção a Zadar, passando por Valun e Lubenice. Tudo lindo.

Cres, uma das 1.185 ilhas da Croácia | Tatiana Perim

Ruela de Hum

As ruas de Buzet | Tatiana Perim

Almoço em Buzet | Tatiana Perim

Lubenice, cidade histórica | Tatiana Perim
Depois de visitar as ilhas, a ideia era conhecer o conjunto de lagos que forma o Parque Nacional de Plitvice Lakes. Um lugar mágico, e estava na minha lista de prioridades. Infelizmente tive que mudar os planos por conta da chegada do vento mais violento que já vi, com rajadas fortíssimas, capazes de derrubar uma moto de mais de 200 kg sem o menor esforço. Esse vento é conhecido nessa região e chama-se Bora. Sua força é tanta que algumas rodovias são interditadas pelo perigo dos carros serem jogados precipício abaixo. Como foi o caso, algumas estradas foram fechadas e eu tive que mudar o curso.
Uma pena, mas acho que terei que voltar para conhecer… mais uma das mil e uma razões para retornar a Croácia.
Tatiana Perim é publicitária e apaixonada por aventura e viagem. Ela possui um projeto de viagem com uma proposta de conduta interessante: ter mais calma e equilíbrio na vida. Dê uma olhada em seu blog Motto Slow Travel
Veja mais roteiros na Europa » RoteirosIncríveis_Europa
realmente um roteiro incrível!
Fantástica viagem, parabéns, retorne. Tive oportunidade ano passado de conhecer a Croácia, viagem inesquecível. Visitei o National park plitvicka jezera, só estando lá p/ver sua beleza.
Olá. Também gostaria de compartilhar meu roteiro de carro pela Croácia.
Foram 13 dias de carro de Dubrovnik (sul) até Zagreb (norte, capital):
http://rodolfovencato.blogspot.com.br/2013/07/roteiro-de-carro-na-croacia.html